sábado, 10 de novembro de 2012

IIº Seminário de Práticas Integrativas em Saúde - FM - UFMT


A realização deste evento traduz um grande desafio no sentido de aproximar os diferentes saberes inerentes ao campo da saúde. A promoção do diálogo no contexto acadêmico visa ampliar as perspectivas de novas racionalidades médicas e a integração das diversas práticas na saúde.

Objetivo: Com base na Integração Ensino, Serviço e Comunidade, busca-se discutir experiências e novas propostas relacionadas à Assistência, Ensino e Pesquisa das Práticas Integrativas no SUS.

Publico Alvo: Estudantes da graduação e pós-graduação, profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes de, servidores e representantes da Comunidade de usuários do SUS.

Conceitos:
Racionalidades Médicas conjunto de estudos teóricos ou empíricos iniciados pela pesquisadora Madel Terezinha Luz na UERJ e desenvolvida em várias unidades acadêmicas do Brasil. Abrange comparações de sistemas médicos complexos (Medicina Ocidental ou Biomedicina, Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda, Medicina Antroposófica, etc.) tanto em nível teórico (ciências humanas) como prático (médico terapêutico, ou diagnóstico)

Estratégias didáticas: Busca de proposições inovadoras para a Educação em Saúde, através de troca de experiências e construções colaborativas do conhecimentos;

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde- PNIPICS: Instituída pela Portaria 971, que passou a assegurar o acesso aos usuários do SUS à Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, além de constituir observatório de práticas em saúde para o Termalismo e a Medicina Antroposófica.
Homeopatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário